LAHA/UFJF

Projetos de pesquisa

professora: Maraliz de Castro Vieira Christo (LATTES)

Descrição: O Brasil se fez representar como país convidado na Exposição do Mundo Português, realizada em Lisboa, no ano de 1940. A participação nacional não se restringiu ao Pavilhão do Brasil, onde se expunha o país em sua contemporaneidade. Esteve igualmente presente no Pavilhão dos Portugueses no Mundo. Era importante para o salazarismo expor o Brasil como produto da civilização portuguesa, como projeto de colonização exitoso. Antes de ser uma nação irmã, moderna, como vista no Pavilhão do Brasil, a ex-colônia teria sido um filho bem educado. Gustavo Barroso, então diretor do Museu Histórico Nacional, foi nomeado por Getúlio Vargas, apesar das divergências políticas, como responsável pela representação do Brasil neste pavilhão. Para tanto, Barroso poderia dispor do acervo do próprio museu que dirigia. Entretanto, aproveitou a oportunidade para encomendar vários retratos e pinturas sobre fatos militares, ampliando o acervo do Museu Histórico Nacional. Que narrativa sobre o Brasil construiu Barroso para o Pavilhão dos Portugueses no Mundo? Qual o papel da pintura histórica nesse processo?.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

Descrição: Projeto de pesquisa sobre a produção, circulação e recepção do quadro “Los funerales de Atahualpa”, do peruano Luis Montero, executado entre 1865-1867, em Florença, e exposto entre 1867-1869 no Rio de Janeiro, Montevidéu, Buenos Aires e Lima. O projeto é coordenado pela profa. Dra. Natalia Majluf, diretora do Museo de Arte de Lima, tendo como pesquisadores Silvestra Bietoletti (Università degli Studi di Firenze, Itália), Roberto Amigo Cerisola (Universidad de Buenos Aires, Argentina) e Maraliz Christo (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil). Objetiva a publicação, em 2011, de catálogo sobre uma das mais significativas obras de pintura histórica da América Latina do séc. XIX.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Integrante / Natalia Majluf – Coordenador / Silvestra Bietoletti – Integrante / Roberto Amigo Cerisola – Integrante.

 

Número de produções C, T & A: 1

Descrição: Com base no levantamento iconográfico realizado na pesquisa de pós-doutoramento, o projeto visa estudar de forma comparativa as representações produzidas pelo gênero da pintura histórica sobre a questão indígena na América Latina no séc. XIX.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Descrição: Pesquisa de pós-doutoramento que busca traçar um panorama inicial da pintura de história na América Latina, com seus vínculos europeus, visando melhor compreender o fenômeno em suas interligações e diversas especificidades. Para tal, o projeto propõe a pesquisa das obras in loco na Espanha, Portugal, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. A relação colônia-metrópole e a experiência da formação dos estados nacionais quase simultânea, levaram os artistas latino-americanos a se baterem com questões muito próximas, sendo necessário verificar na construção das identidades nacionais dos países pesquisados o que há de convergente e divergente.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

 

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 5

Descrição: Este projeto visa mapear a produção de pintura histórica de temática relativa à História do Brasil, compreender os mecanismos de sua inserção no país, no século XIX, em relação aos outros gêneros da pintura, assim como identificar os diálogos que estabelece com a produção internacional, possibilitando estudos comparados. O projeto se insere no esforço por conhecer a arte do século XIX, abandonada pela crítica e historiografia modernista, cujo maior desprezo recaia, exatamente, sobre a pintura histórica.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador / Bárbara Ferreira Fernandes – Integrante / ÁLVARO SALUAN DA CUNHA – Integrante / Evellyn Cristina Carvalho Nunes – Integrante / Thayná de Paula da Silva – Integrante / Ícaro Assini Secunho Silva – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 118 / Número de orientações: 1

Descrição: Identificar as relações internacionais entre a pintura brasileira do século XIX e a arte européia, a partir da análise comparativa entre a pintura histórica de Pedro Americo, de seus professores ligados à École des Beaux-Arts de Paris e dos artistas atuantes na segunda metade do século na França e na Itália.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

 

Financiador(es): Fundation Getty – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 3

Descrição: Pesquisa sobre a produção, circulação e recepção da obra de Pedro Americo de Figueiredo e Mello (1843-1905) “Tiradentes esquartejado”.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

 

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 30

Descrição: Estudo dos grupos nacionais e estrangeiros que contribuíram para a formação da região de Juiz de Fora, MG.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Integrante / Mônica Ribeiro de Oliveira – Integrante / Claudia Maria Ribeiro VISCARDI – Coordenador / Célia Aparecida Maia BORGES – Integrante / Luiz Antônio Valle Arantes – Integrante / Ludmilla Savry de Almeida – Integrante.

 

Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 1

Descrição: Pesquisa sobre a iconografia dos bandeirantes a partir das obras de Henrique Bernardelli e Rodolpho Amoêdo, pertencentes do acervo do Museu Mariano Procópio.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

 

Número de produções C, T & A: 10

Descrição: Criação de um banco de dados relativos às obras pertencentes ao acervo do Centro de Estudos Murilo Mendes, formado a partir da coleção do poeta.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador / Hugo Guarrilha – Integrante.

 

Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 3

Descrição: Este projeto dedica-se a estudar o histórico e o acervo do Museu Marino Procópio, principalmente sua pinacoteca. Nela encontramos obras do final do século XIX a início do XX, de artistas nacionais e estrangeiros, reconhecidos em seu tempo, mas, por situarem-se fora dos cânones modernistas, foram condenadas ao esquecimento. Estamos contribuindo para os debates em torno do colecionismo, a partir dos dois grandes núcleos formadores do Museu Mariano Procópio: as coleções de Alfredo Ferreira Lage e da Viscondessa de Cavalcanti. Metodologicamente, buscamos pesquisar a produção, circulação e recepção das obras, inserindo-as em debates mais amplos, fortalecendo o movimento de flexibilização das fronteiras da História da Arte, respeitando-se, porém, a ética do objeto. A pesquisa se viabiliza a partir de vários subprojetos, ora incorporando novas obras, ora levantando novas questões.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador / Naiany de Araújo Santos Costa – Integrante / Lyandra Ester Prudente – Integrante / LARA DE OLIVEIRA BISAGGIO – Integrante / LAURA NAZARÉ ARRUDA – Integrante / Jéssica Marques Toledo – Integrante / Maria Paula Ferreira Serrano – Integrante / Lívia Carmanini Bergo – Integrante / Thayane Ferreira de Freitas – Integrante.

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 91 / Número de orientações: 1

Descrição: Pesquisa em periódicos locais sobre a produção e o mercado de arte em Juiz de Fora, MG, no período de 1850 até 1930.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador / Marco Antônio Lopes de Lima – Integrante / Rosane Carmanini Ferraz – Integrante.

 

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 10

Descrição: Pesquisa, coleta e transcrição de depoimentos de artistas plásticos de Juiz de Fora, ativos até os anos 70.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador / Rosane Carmanini Ferraz – Integrante / Renata Rodrigues de Assis – Integrante / Eliana Machado Souza – Integrante / Patrícia Falco Genovez – Integrante / Sônali Mendonça Netto – Integrante.

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

Número de produções C, T & A: 27

Descrição: Estudo da elite cultura de Juiz de Fora a partir da formação da Academia Mineira de Letras e do sistema de ensino. Dissertação de mestrado defendida junto a Universidade Federal Fluminense.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Maraliz de Castro Vieira Christo – Coordenador.

 

Número de produções C, T & A: 1

professor: MARTINHO ALVES DA COSTA JUNIOR (LATTES)

Descrição: O projeto tem como intuito o desenvolvimento de uma atividade intensiva em História da Arte, sob coordenação do Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior, a partir de viagem programada para a Bélgica entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março de 2024, com finalidade de estudo in loco. A viagem busca o aperfeiçoamento formativo de alunos dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, compreendendo os cursos de graduação e pós-graduação, Com participação de professores das universidades belgas. Cidades visitadas: Bruxelas, Ostende, Gand e Antuérpia.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .

 

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Letícia Badan Palhares Knauer de Campos – Integrante / Laíza de Oliveira Rodrigues – Integrante / Luisa Pereira Vianna – Integrante / Bruna Valesca Zacanini – Integrante / Alice Rosim Sundfeld Di Tella Ferreira – Integrante / Gustavo Henrique Souza Oliveira – Integrante / Larissa Caroline Curcio Silva – Integrante / Nara Castro Gomes – Integrante.

Descrição: Os estudos em história da arte impõem de imediato uma questão de método: a noção de semelhança e os métodos comparativos. O projeto aqui proposto destina-se a pensar, em claves teórica, de método, mas também de aplicação ou de prática, se se quiser os problemas vinculados aos procedimentos de comparação dentro dos estudos em história da arte. O saber intuitivo, tão caro ao historiador da arte, está atrelado também ao mapeamento intelectual, assim como suas implicações de prática da disciplina. Deste modo, objetiva-se estudar, por meio das noções de comparação e semelhança, as perspectivas teóricas envolvendo a relação comparativa das imagens no campo exclusivo das formas.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .

 

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Laíza de Oliveira Rodrigues – Integrante / Brenda Martins de Oliveira – Integrante / Luisa Pereira Vianna – Integrante / Paula Nathaiane de Jesus da Silva – Integrante / Larissa Caroline Curcio Silva – Integrante / Eponina Castor de Mello Monteiro – Integrante / Franciara Sharon Silva do Carmo – Integrante.

Descrição: Este projeto tem como foco a coleção de arte francesa no Museu Mariano Procópio, em específico a pintura. Se insere em um plano mais amplo de discussão do acervo do museu do qual o projeto que se desenvolveu a partir de 2016, O nu no museu Mariano Procópio, e que encerramos no ano anterior, é partícipe. A coleção heterogenia de arte francesa é a mais expressiva ao isolarmos a coleção internacional do museu. Ao todo são 94 peças, entre elas obras fundamentais para a coleção e de modo mais geral para a História da Arte geral e no Brasil.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

 

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Camila Weiss de Almeida – Integrante / Bruna Valesca Zacanini – Integrante.

Número de orientações: 1

Descrição: Este projeto é uma continuação natural dos dois projetos precedentes “A obra de arte no cinema de Vincente Minnelli (1903-1986)”, fases 01 e 02. No entanto, agora o projeto mostra-se expandido, em uma análise transversal não priorizando apenas um diretor. O elemento principal é a própria ideia da obra de arte no cinema em diferentes momentos e escolas do cinema mundial. Assim, atuaremos em instâncias diversas: 1) os objetos artísticos no cinema. 2) a música clássica e a ópera no cinema. 3) representações da imagem do artista no cinema. Por certo, a obra de arte possui uma atração e importância basilar para a história do cinema e seu estudo permite compreender não apenas preferências e caprichos, mas ao serem inseridas nos filmes, as obras permitem descortinar modos e significados diferentes daqueles primeiros que elas exercem fora das lentes de diretores diversos. Este aspecto se fortalece ao pensarmos não apenas como as obras de artes citadas estão relacionadas às obras cinematográficas, mas como determinados arranjos nos permitem pensar como a cultura artística contemporânea ao filme está impressa indelevelmente nessas produções.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Jéssica Alves Almeida – Integrante / Clara Paradella Valverde – Integrante.

Descrição: Este projeto propõe o estudo da obra de arte no cinema de Vincente Minnelli (1903-1986), percorrendo toda a sua filmografia. O objeto artístico em seu cinema possui facetas diversas, por vezes aparece como narrativa e ponto fulcral no desenvolvimento visual, como em “An American in Paris”, de 1951, outras, de modo mais direto, como na cinebiografia de Van Gogh, “Lust For Life”, de 1956. Ou mesmo, de modo específico em uma cena ou diálogo, como em “Gigi”, de 1958 ou “The pirate”, de 1948. Por certo, a obra de arte possui uma atração e importância basilar para seus filmes e seu estudo permite compreender não apenas preferências e caprichos, mas ao serem inseridas nos filmes, as obras permitem descortinar modos e significados diferentes daqueles primeiros que elas exercem fora das lentes do diretor. Este aspecto se fortalece ao pensarmos não apenas como as obras de artes citadas estão relacionadas às obras cinematográficas, mas determinados arranjos que nos permitem pensar como a cultura artística contemporânea ao diretor está impressa indelevelmente em seus filmes.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

 

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Jéssica Alves Almeida – Integrante / Janaina Di Lourenço Esteves – Integrante.

Descrição: O trabalho se concentra nas pinturas cuja temática seja o nu, desta forma enquadra-se aqui tanto óleo sobre tela, como aquarela; pintura nacional ou internacional. O conjunto dessas obras no Museu Mariano Procópio é particularmente importante e conta com onze peças, entre as quais obras de importância capital para a coleção do museu como Flores de outono, de Horácio Hora ou A noite, de Oscar Pereira da Silva. Algumas destas telas foram comentadas ou relativamente estudadas, entretanto, sem um aprofundamento necessário para compreendê-las em suas especificidades e, sobretudo, sem uma abordagem que as conceba em seu conjunto, passando por diversas coleções e doações do museu.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

 

Integrantes: Martinho Alves da Costa Junior – Coordenador / Driely da Silva Cunha – Integrante / Laíza de Oliveira Rodrigues – Integrante / Brenda Martins de Oliveira – Integrante.

professora colaboradora: Alessandra Souza Melett Brum (LATTES)

Descrição: Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, o projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Nesta etapa, pretendemos continuar o banco de dados da programação das salas de cinema de Juiz de Fora, a partir do acervo do Waltencir Parizzi e de um amplo trabalho de pesquisa nos jornais e periódicos depositados nos arquivos da cidade. Vale ressaltar que a ideia é alimentar o banco de dados desde os primórdios, com o registro da atividade desde os exibidores ambulantes até as salas de cinema fixas da cidade. Além disso, o projeto prevê a realização de entrevistas, registradas em vídeo digital, com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostras, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica na cidade de Juiz de Fora. Estas entrevistas vão compor o Laboratório de Narrativas Audiovisuais. Todo esse material será disponibilizado no site do projeto Minas é Cinema (minasecinema.com.br). O objetivo do projeto é suprir parte de uma lacuna que se verifica no campo dos estudos do cinema brasileiro a partir do investimento na pesquisa, no registro de depoimentos e no levantamento e organização de dados. Tudo será disponibilizado no site minasecinema.com.br. O Minas é Cinema procura ultrapassar o polo acadêmico e contribuir para uma valorização da história local, procurando ampliar seu alcance para além dos muros da Universidade.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Ruan Esteves – Integrante / Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis – Integrante / Maria Antonia Quintano – Integrante.

 

Financiador(es): Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Auxílio financeiro.

 

Número de produções C, T & A: 3

Descrição: Centro Integrado de Preservação Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora CIPAv/UFJF é uma iniciativa do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (IAD) e dos cursos de Rádio, TV e internet e Jornalismo (FACOM) e tem por objetivo promover e preservar a cultura audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora e região. O CIPAV é vinculado ao Centro de Conservação e Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora (CECOM-UFJF), instituição destinada à preservação e à valorização da memória da UFJF e região.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (6)

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Sérgio Puccini – Integrante / Luís Alberto Rocha Melo – Integrante / Érika Savernini Lopes – Integrante / Ana Paula Dessupoio Chaves – Integrante.

Descrição: Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. O projeto prevê ainda a realização de entrevistas com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostra, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais.Em 2024, foi agraciado com financiamento para pesquisa através da Lei Paulo Gustavo Nesta etapa, pretendemos continuar o banco de dados da programação das salas de cinema de Juiz de Fora, a partir do acervo do Waltencir Parizzi e de um amplo trabalho de pesquisa nos jornais e periódicos depositados nos arquivos da cidade.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Sérgio Puccini – Integrante / Luís Alberto Rocha Melo – Integrante / Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis – Integrante / Natália Teles Silva e Fróes – Integrante.

 

Financiador(es): Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 3

Descrição: O projeto objetiva realizar reflexões teóricas e práticas sobre a história do cinema e da produção audiovisual, tanto do cinema documentário quanto do cinema de ficção. Interessa-nos o estudo das atividades cinematográficas e dos processos de criação; das formas de produção; de questões concernentes à construção da narrativa cinematográfica/audiovisual, bem como de suas implicações sócio-culturais; e relação direta com os mais variados suportes tecnológicos.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Sérgio Puccini – Integrante / Fernanda Teixeira Mendes – Integrante / Jéssica Barra – Integrante / Monique Alves – Integrante / Carlos Eduardo Couto – Integrante / Thaís Itaboraí Vasconcelos – Integrante / Emilla Grizende Garcia – Integrante / João Carlos de Oliveira Júnior – Integrante.

 

Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 5

Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é levantar e investigar a produção de filmes brasileiros documentais e ficcionais que apresentem como tema e objeto de reflexão a História do cinema no Brasil. Interrogamo-nos sobre a dimensão historiográfica desses filmes na constituição de novos discursos históricos sobre a atividade no Brasil. Nossa hipótese é a de que os próprios filmes oferecem ao historiador de cinema novas perspectivas de reflexão, análise e construção de textos historiográficos sobre o cinema brasileiro.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Integrante / Luís Alberto Rocha Melo – Coordenador / Anna Karinne Martins Ballalai – Integrante / Alessandro Constantino Gamo – Integrante.

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

 

Número de produções C, T & A: 7

Descrição: O projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. A idéia é não apenas levantar dados e informações, mas sobretudo sistematizá-los de forma rigorosa em um banco de dados. Dada a amplitude do Estado de Minas Gerais e sobretudo o universo abrangente da pesquisa, definimos como primeira etapa desse projeto o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na região mineira da Zona da Mata, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) à década de 1960.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Sérgio Puccini – Integrante / Luís Alberto Rocha Melo – Integrante.

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro / Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF – Auxílio financeiro.

 

Número de produções C, T & A: 17

Descrição: Na década de 1960 a ativididade cinematográfica na cidade de Juiz de Fora era muito intensa, com a marcada atuação do Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora e da Igreja Católica com a revista Torre de Marfim. Essa pesquisa procura compreender através de um amplo levantamento das salas de cinema de Juiz de Fora, da identificação do perfil de seu público, de um levantamento da programação de filmes exibidos e da análise da relação que as entidades ligadas a atividade cinematográfica exerciam frente a rede exibidora na cidade de Juiz de Fora.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Eustaquio Ferraz Ledro Junior – Integrante.

 

Financiador(es): Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF – Outra.

 

Número de produções C, T & A: 1

Descrição: Desde de 2000, o Ministério da Cultura, através de Edital, vem realizando o Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas, de Longa Metragem, do gênero ficção e de baixo orçamento, com objetivo de revelar diretores estreantes, já que possui reserva no edital nessa categoria e possibilitar a realização de filmes que não possuem como foco central o apelo comercial. Dentro do cenário atual do cinema brasileiro, que vem apresentando, pelo menos em produções de maior sucesso, não somente altos custos nas produções, como uma acomodação estética, pautado em fórmulas convencionais da indústria cinematográfica norte-americana e/ou em estruturas já experimentadas pela televisão, o Edital de longas-metragens de baixo orçamento, pode ser entendido como um importante instrumento alternativo de produção. Essa pesquisa tem por objetivo analisar as estratégias de produção da equipe do filme a fim de contornar as dificuldades impostas pelos valores orçamentários.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador.

Financiador(es): Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 4

Descrição: Esta pesquisa procura identificar de que maneira o cinema moderno, especificamente a Nouvelle Vague, foi recebida pelos críticos e cineastas brasileiros. Para tal concentramos nossa análise no período que se estende de 1959, quando as pimeiras notícias da Nouvelle Vague começam a despontar no Brasil ao ano de 1962, quando o Cinema Novo se firma como movimento.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

 

Integrantes: Alessandra Souza Melett Brum – Coordenador / Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis – Integrante.

 

Financiador(es): Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 31

professora colaboradora: RENATA OLIVEIRA CAETANO (LATTES)

Descrição: Problematizar as transformações desencadeadas pela mundialização nos mundos das artes no Brasil e em outros polos mundiais, tendo o consumo e a estética como forças motrizes. Investigar a história e a organização dos processos de legitimação e consagração nestas esferas, destacando o papel desempenhado por diferentes instituições e instâncias em âmbito local e global. As interligações promovidas pela mundialização se efetivam por meio de movimentos de desterritorialização que envolvem circulações, transferências e deslocamentos de tradições, modelos, saberes, pessoas, obras, objetos, estilos de vida, entre outros. Esse fenômeno tem impactos sobre os sistemas de construção de memórias, narrativas e interpretações dominantes, tanto no circuito mundial, quanto em contextos específicos, como o brasileiro, alterando a produção e a recepção da cultura e das artes, afetando diretamente a construção dos valores simbólicos e econômicos vigentes.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (5) .

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Integrante / Maria Lúcia Bueno Ramos – Coordenador / Camila Gui Rosatti – Integrante.

Descrição: Projeto de Iniciação Científica cadastrada na PROPP da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Coordenador.

Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no CAp. João XXIII.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Coordenador / Bruna Tostes de Oliveira – Integrante.

Descrição: Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/ CNPq. Ano de Formação: 2013 Início de minha participação: 2017 Cf: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6897309148772146.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (7) .

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Integrante / Diversos – Integrante / Maria Lúcia Bueno Ramos – Coordenador / Elisabeth Murilho da Silva – Integrante.

Descrição: grupo, ligado à linha de pesquisa Arte, Moda: História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens/IAD/UFJF e ao Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF reúne pesquisadores de história, teoria e crítica da arte com o objetivo central de pesquisar o acervo de artes visuais do MAMM. É, portanto, um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do acervo do MAMM constituído inicialmente pela coleção de artes visuais do poeta Murilo Mendes e posteriores aquisições.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Integrante / Diversos – Integrante / Raquel Quinet de Andrade Pifano – Coordenador.

Descrição: Projeto de pesquisa que resultou na dissertação de Mestrado, de mesmo nome.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Renata Oliveira Caetano – Integrante / Angela Brandão – Coordenador.

Scroll to Top