Viagem parA bélgica - 2024
Projeto especial História da Arte in Loco: Museus, monumentos e arquitetura na Bélgica - de 20 de fevereiro a 05 de março / 2024 - (112 Horas).
O Projeto foi promovido pelo Laboratório de História da Arte, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Contou com a orientação do prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior e a participação de estudantes da graduação, mestrado e doutorado (História e Arquitetura e Urbanismo), da Universidade Federal e Juiz de Fora e da Universidade Estadual de Campinas. A saber, Alice Rosim Sundfeld Di Tella Ferreira (UNICAMP), Bruna Valesca Zacanini (UFJF), Gustavo Henrique Souza Oliveira (UFJF), Laíza de Oliveira Rodrigues (UFJF), Larissa Caroline Curcio Silva (UFJF), Letícia Badan P. K. de Campos (UNICAMP), Luisa Pereira Vianna (UFJF), Nara Castro Gomes (UNICAMP).
A visita teve também a presença do prof. Dr. Serge Jaumain, da Université Libre de Bruxelles, e do artista plástico Afrânio Fonseca.
Descrição do projeto: O projeto tem como intuito o desenvolvimento de uma atividade intensiva em História da Arte, sob coordenação do Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior, a partir de viagem programada para a Bélgica entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março de 2024, com finalidade de estudo in loco. A viagem busca o aperfeiçoamento formativo de alunos dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, compreendendo os cursos de graduação e pós-graduação, com participação de professores das universidades belgas. Cidades visitadas: Bruxelas, Ostende, Gand e Antuérpia.
A visita aconteceu nesta ordem:
Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique
> Musée des Maîtres Anciens
Musée Fin-de-Siècle Museum
Musée Wiertz
Musée Magritte
Exposição: IMAGINE! 100 Years of International Surrealism
Musée d’Art et Histoire
> Diferentes Circuitos: Egito, Gótico-Renascimento-Barroco, Art nouveau & Art déco, entre outros
Pavillon des Passions humaines, Edifício realizado por Victor Horta em 1896 para receber o monumento homônimo de Jef Lambeaux.
Cathédrale Saint-Michel
Musée Charlier
Mercado de pulgas na Place du Jeu de Balle: Circuito proposto por Afrânio Fonseca (artista plástico brasileiro, vive e trabalha em Bruxelas)
Musée de la ville (Maison du Roi)
Villa Epaim (Fondation Boghossian), edifício realizado por Michel Polak
Coleção da casa e Exposição Arménie. Le temps du sacré.
Visita Arquitetônica/Histórica ao conjunto da ULB, Université Libre de Bruxelles: Visita mediada pelo prof. Dr. Serge Jaumain.
Musée Wiertz
Bozar Brussels
> Exposições: ‘Histoire de ne pas rir, Surrealism in Belgium’ e ‘James Ensor. Maestro’
ANTUÉRPIA (Anvers)
Catedral de Notre-Dame d’Anvers
Église Saint-Charles-Borromée d’Anvers
Musée Royal des Beaux-Arts
Coleções permanentes
OSTENDE
La Maison de James Ensor
Mu.ZEE
Exposição : Rose, Rose, Rose à mes yeux. James Ensor et la nature morte en Belgique de 1830 à 1930.
GENT
Gand. Cathédrale Saint-Bavon de Gand: L’Agneau Mystique (O Cordeiro Místico)
Musée des Beaux-Arts de Gand | MSK Gent
Coleções permanentes, exposição Entre Amis e Restauration de l’Agneau mystique